sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ACESSIBILIDADE NO TEATRO DO MOVIMENTO DA ESCOLA DE DANÇA /UFBA


No último dia 18 de fevereiro, no Teatro do Movimento - Escola de Dança/ Universidade Federal da Bahia, assistimos à dissertação da mestranda Ana Clara Oliveira, intitulada Por uma poética da audiodescrição de dança: uma proposta para a cena da obra Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos, sob orientação da Professora Doutora Fátima Daltro. Nesta ocasião foram inaugurados os equipamentos de tradução adquiridos a partir do subprojeto Audiodescrição para composição de infraestrutura multiusuária do programa de Pós-Graduação em Dançaa fim de possibilitar, através da audiodescrição de imagens, o acesso das pessoas com deficiência visual aos trabalhos artísticos apresentados neste teatro. Como salientaram as professoras Lúcia Matos e Lenira Rengel, aquele dia se tornava um marco para a Escola de Dança e para o Teatro do Movimento que, a partir desta data, é o único teatro de Salvador equipado para dar acesso das pessoas com deficiência visual. Ana Clara Oliveira recebeu o título de mestre em dança com aprovação das Professoras Doutoras Fátima Daltro, Lenira Rengel - Escola de Dança e Eliana Franco - Instituto de Letras da UFBA.
 
Vale considerar que os trabalhos junto ao Grupo de Pesquisa Poética da Diferença liderado pela professora Fátima Daltro, e vinculados à Escola de Dança tem franqueado discussões em torno das relações corpo, deficiência e a dança em suas múltiplas possibilidades de atuação. Além dos estudos de mestrado (2004), doutorado(2007) e pós-doutoramento(2011) da professora supracitada, em destaque o projeto pioneiro em audiodescriçao de imagens de dança do espetáculo  " Os Três Audíveis Ana, Judite e Priscila" para a pessoa com deficiência visual iniciada em 2008, com o Grupo X de Improvisação em Dança e o Grupo de Pesquisa TRAMADAN (que uniu a Escola de Letras e Escola de Dança  UFBA), hoje intensificado através da dissertação de Ana Clara Oliveira.  A atividade Curricular em Comunidade-ACCDANA59 - Acessibilidade em Trânsito Poético, vinculado á PROEXT/UFBA, com ações que buscam aproximar a pessoa com deficiência da dança, além de diminuir as distâncias vigentes tem ampliando progressivamente o acesso ao conhecimento. O impacto dessas ações se veem representadas quando se cria espaço de cidadania no lugar onde atua, desenvolvendo mecanismos e diálogos que possam mudar o tecido social, criando nesses setores geralmente invisíveis ou marginalizados, a oportunidade de resolver problemas do cotidiano.  Acreditamos que o acesso á informação ancorados em práxis educativas em dança apresentam situações que são fontes constantes de problematização, e nos levam a questionar certos comportamentos equivocados que circulam no mundo atual e que se mostram resistente em relação a esse grupo social.      

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